domingo, novembro 13, 2005

A SABEDORIA...

Os gatos lambem-se para limpar o pêlo e retirar-lhe o cheiro da comida, que pode atrair os predadores...
Se Fernando Pessa fosse vivo diria: e esta, heim?

GATO

Designação comum dos mamíferos carnívoros da família dos Felídeos que em sentido restrito abrange numerosas espécies distribuídas por várias regiões do mundo, nas quais se encontram as que originaram o gato doméstico.
O gato selvagem ou gato montês (Felis silvestris) é um dos dois pequenos felídeos europeus no estado selvagem. O seu habitat está limitado aos escassos bosques de coníferas ou caducifólias da Europa e da Ásia. O gato selvagem com a sua pele listrada de amarelo e cinzento, a sua cauda curta assemelha-se a um gato doméstico de grandes dimensões. Como os restantes felinos, é um animal com hábitos nocturnos. O seu tamanho oscila entre os 50 e 80 centímetros de comprimento para um peso que não ultrapassa 8 quilos.
Os gatos possuem excelente visão nocturna (existe nos olhos dos felinos uma camada de células, denominada tapetum lucidum - "tapete brilhante" - que reflecte a luz para a retina permitindo aos animais verem objectos no escuro) e hábitos próprios de um caçador como aptidão para fazer atalaia, saltar e trepar. A sua língua é áspera, possuem bigodes ou vibrissas sensíveis e garras retracteis. A gata ao fim de nove meses está sexualmente madura, tem uma gestação de oito a dez semanas que origina de 2 a 6 juvenis. A longevidade dos gatos pode atingir os 12 a 15 anos.

Com a devida vénia à Porto Editora

Sem comentários: